O FUTURO DA MINHA CIDADE - Grupo de trabalho buscarĂ¡ transformar Natal em uma cidade para se viver

 

Grupo de trabalho buscará transformar Natal em uma cidade para se viver melhor

 

Autoridades, dirigentes e representantes de instituições públicas e privadas, engenheiros, arquitetos, empresários, estudantes e integrantes da sociedade civil, participaram terça-feira, 25, à noite, no auditório do CTGÁS-ER, em Lagoa Nova, da palestra “Case Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) – Goiânia 2033: o centenário”, ministrada pelo engenheiro civil e presidente do Codese, Renato de Sousa Correia. No final formou-se, de forma voluntária, o “Grupo de Trabalho dos Apaixonados pela Cidade”, que terá a missão de discutir e apresentar propostas para melhorar a vida em Natal.

O evento, coordenado pelo Sinduscon-RN, foi um desdobramento do lançamento em Natal, em junho último, do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, que contou com palestras do engenheiro civil, com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, Silvio Barros, e da arquiteta urbanista Laura Sobral, fundadora do instituto “A Cidade Precisa de Você”.

“Estamos dando o pontapé inicial, mas o cidadão deve se apropriar do projeto, porque nós, como cidadãos, nossos filhos, vamos morar aqui, é importante que a gente pense nesse futuro”, disse a vice-presidente do Sinduscon, Larissa Dantas. A idéia, explicou a empresária, é conscientizar o cidadão para que ele se aproprie do sentimento de que a cidade é nossa.

Renato Correia fez uma explanação detalhada da criação do Codese, em que ficou evidente o êxito do projeto desenvolvido em Goiânia. Chamou atenção dos presentes a maneira como a sociedade civil e os empresários de Goiânia abraçaram o projeto. “Um dos objetivos é elevar o IDH de Goiânia, a cidade hoje ocupa o 45º no país e queremos ficar entre as dez primeiras”, disse Renato Correia. 

Hoje, as três principais prioridades do projeto são: a informatização plena da Prefeitura de Goiânia; a educação infantil e fundamental; e as questões relacionadas à região metropolitana.

 

SOBRE “O FUTURO DA MINHA CIDADE”

Criado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil – CBIC, através de sua Comissão de Meio Ambiente – CMA e iniciativa do SESI (Serviço Social da Indústria), o projeto tem como principal objetivo mobilizar a sociedade para ser protagonista na gestão das cidades, desenvolvendo soluções para a sustentabilidade. 

A partir de experiências bem sucedidas de algumas cidades que se tornaram referências na prática da gestão urbana, o projeto propõe estruturar um modelo de plano de trabalho como facilitador, para gestores públicos e a própria sociedade local, na implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável que sejam permanentemente ativos.

A ação propõe um modelo de trabalho para a implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável envolvendo principais lideranças do município. Tem algumas características principais: a participação voluntária de grande parte das pessoas que compõem a hierarquia do conselho de desenvolvimento da cidade e a visão de planejar o futuro, desta forma a natureza está em planejar e tecer alianças para executar, o que impede que o conselho tenha qualquer conflito com o trabalho do poder público.

Estas duas frentes, aliás, são complementares na gestão da cidade, assim como o apartidarismo, que trata da ausência de ligação com partidos políticos, que é fundamental para garantir a legitimidade do conselho e preservar os interesses, desejos e demandas da sociedade, além do foco no desenvolvimento econômico, que define todos os projetos executados pelo conselho.

 

FOTOS DO EVENTO - 25/07/2017

https://flickr.com/photos/156832924@N02/sets/72157686775224275

 

MATERIAL PALESTRANTE

Download

 

 



BANCO DE TALENTOS

ÁREA DO ASSOCIADO

O Sinduscon/RN pensa como você, e por isso trabalha:

NOSSA MISSÃO

Representar e promover o desenvolvimento da construção civil do Rio Grande do Norte com sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental

POLÍTICA DA QUALIDADE

O SINDUSCON/RN tem o compromisso com a satisfação do cliente - a comunidade da construção civil do Rio Grande do Norte - representada por seus associados - priorizando a transparência na sua relação com a sociedade, atendimento aos requisitos, a responsabilidade socioeconômica, a preservação do meio ambiente e a melhoria contínua.

CONTATO

55 84 3206 5362

contato@sindusconrn.com.br

SOCIAL

LOCALIZAÇÃO

Rua Raimundo Chaves, 2182 - Sala 101 Empresarial Candelária - Candelária - Natal/RN

SINDUSCON/RN (C) 2012 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS