Quinta-feira

Caixa reduz juros do crédito imobiliário para empresas

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira mudanças no crédito imobiliário para pessoas jurídicas. As alterações valem a partir da próxima segunda-feira, dia 17. Houve redução dos juros cobrados nas operações indexadas à Taxa Referencial (TR). A taxa mínima cobrada nessas operações passou de TR + 9,25% ao ano para TR + 6,5% ao ano, no caso das empresas com relacionamento no banco.

No caso das empresas sem relacionamento, a taxa passou de TR + 13,25% ao ano para TR + 11,75% ao ano. O banco também anunciou a criação de linhas indexadas ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário). No caso das operações indexadas ao índice de inflação, a taxa anual irá variar de 3,79% (mínima) a 7,80% (sem relacionamento).

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o crédito imobiliário indexado ao IPCA era uma “demanda muito forte das construtoras, tanto pela securitização quanto por ser um produto superior”. No caso do CDI, as taxas poderão ser calculadas somando o CDI com o cupom ou como percentual do CDI. Na primeira opção, a taxa anual irá variar de 119% do CDI (mínima) a 194% do CDI (sem relacionamento).

Já o crédito indexado ao CDI + cupom terá taxas anuais de 1,48% (mínima) a 5,40% (sem relacionamento). Guimarães destacou que há entre as empresas de construção um movimento semelhante ao que foi visto em 2006 e 2007, quando diversas companhias do setor abriram o capital. Agora, entretanto, esse movimento é mais equilibrado, com construtoras voltadas tanto para a baixa quanto para a alta renda.

Anteriormente, o foco era maior na alta renda. “[A ideia é que] o aumento de patrimônio das empresas seja seguido pelo aumento da oferta de crédito”, disse, afirmando também que o crédito e o emprego na construção civil “têm uma correlação muito forte”. “Queremos continuar operando com as construtoras que já têm empreendimentos e linhas na Caixa e também trazer novas empresas para o sistema”, afirmou o vicepresidente de habitação Jair Mahl.

As linhas com as novas regras serão oferecidas em todas as agências da Caixa, mas valem apenas para a construção de novos empreendimentos. Guimarães, no entanto, não descartou a possibilidade de “ampliar” as mudanças para todas as empresas. “Estamos totalmente abertos para ampliar esse leque de oferta para clientes diferentes. Essa é sempre uma discussão dentro da Caixa”, disse. Atualmente, o banco tem aproximadamente R$ 6 bilhões da carteira imobiliária para pessoas jurídicas, o que corresponde a 16% do total.

FOLHA

Consumo deve manter destaque em 2020, mas investimento baixo limita crescimento

As vendas no comércio varejista encerraram 2019 com ritmo de crescimento aquém do esperado pela maior parte dos analistas. Apesar da alta em relação a 2018, a atividade no varejo ampliado registrou a segunda queda consecutiva na comparação com o mês imediatamente anterior.

Os resultados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que o impulso gerado pela liberação dos recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi parcialmente compensado pela inflação mais salgada no fim do ano, o que prejudicou, especialmente, as vendas nos supermercados.

Ainda assim, as vendas no varejo ampliado fecharam 2019 em um nível 3,9% acima do registrado no ano anterior.

O crescimento das concessões de crédito para pessoas físicas e a melhora gradual no mercado de trabalho contribuíram para a expansão das vendas de bens duráveis como veículos, móveis e eletrodomésticos em 2019, que cresceram 10%, 5,8% e 2,8%, respectivamente.

Os resultados mostram que há um aquecimento da demanda doméstica em curso, ainda que com ímpeto um pouco menor do que o esperado.

O consumo das famílias deve continuar sendo o principal motor da recuperação no pós-recessão, enquanto a carência de demanda no país concentra-se na falta de investimento.

Espera-se aceleração de 2% para 2,6% do consumo das famílias de 2019 para 2020, enquanto o investimento deve crescer 3,2% em 2019 e 4,1% neste ano. Apesar disso, estamos longe de recuperar o que foi perdido em termos de investimento. Para ter ideia, ao fim de 2019 o investimento ainda estará 25% abaixo do pico registrado em 2013.

O cenário atual de inflação controlada, taxa básica de juros em patamares historicamente baixos, expansão do crédito e consequente afrouxamento das condições financeiras cria condições favoráveis para o avanço da atividade econômica neste ano.

Contudo, os dados mais recentes divulgados evidenciam que a recuperação cíclica em curso ainda é frágil e desigual, por isso deve-se moderar o otimismo. Os desafios para a aceleração do crescimento permanecem e não são fáceis de serem resolvidos no curto prazo.

Desenha-se um cenário de aceleração do crescimento da economia em 2020, mas ainda em um nível modesto, em torno de 2%.

Para que a economia cresça a taxas mais elevadas, um ingrediente fundamental é o crescimento mais acelerado do investimento, o que é difícil de imaginar sem uma nova rodada de reformas.

Além disso, a forte desaceleração esperada para a economia chinesa, em decorrência da epidemia do coronavírus, gera preocupação dada a posição de destaque do país na pauta de exportações brasileira e soma-se ao impacto negativo advindo do acordo comercial entre China e Estados Unidos.

Todos esses fatores em conjunto têm potencial para frustrar, mais uma vez, as expectativas de retomada mais forte da economia brasileira.