COMUNICADO SINDUSCON - Campanha Coronavirus

Preocupadas com as condições do sistema de saúde do estado, para enfrentar o Coronavívus e visando aumentar a assistência aos pacientes graves atingidos pela doença, as entidades empresariais Sinduscon RN, CDL e Fecomércio, criaram há cerca de uma semana, uma campanha de arrecadação de recursos financeiros para a compra e manutenção de respiradores para o sistema público de saúde.

A campanha foi um sucesso absoluto e já nos seus primeiros dias arrecadou mais de R$ 1,4 milhão e conseguiu recuperar 17 respiradores da Secretaria Estadual de Saúde, que já existiam, mas não estavam sendo utilizados por estarem quebrados.

A proposta das entidades era efetuar as compras dos respiradores diretamente à fábrica e repassar à Secretaria de Saúde do Estado. No entanto, decreto baixado na semana passada confiscou, centralizou e obrigou as fábricas a venderem estes aparelhos exclusivamente ao Governo Federal. A medida visa impedir uma disputa que prejudicaria os estados mais pobres do país.

Diante da decisão governamental, tomada quando a campanha já estava em desenvolvimento, o Sinduscon RN entrou em contato com a Secretaria, visando o redirecionamento para os recursos financeiros arrecadados para as compras dos respiradores.

Ficou, então, estabelecido, a partir de prioridades apontadas pela Secretaria de Saúde, que as doações financeiras serão empregadas na aquisição de material, pago pelas entidades diretamente aos fornecedores, para uso na rede pública de saúde, como luvas, máscaras, batas e testes, entre outros insumos emergenciais.

As entidades empresariais à frente da campanha agradecem o entusiasmo e a solidariedade com que a campanha foi abraçada por todos e informa que disponibilizou no site do Sinduscon-RN (Sindicato da Indústria da Construção Civil), www.sindusconrn.com.br uma detalhada prestação de contas do que foi arrecadado e comprado com os recursos.

SINDUSCON/RN