Sinduscon e TRT-RN assinam convênio para prevenção de acidentes de trabalho

O SINDUSCON-RN (Sindicato da Indústria da Construção Civil) e o TRT-RN – (Tribunal Regional do Trabalho - 21ª Região) assinaram convênio nesta quarta-feira, 16, na sede do Sindicato.

O objetivo da parceria é promover ações conjuntas visando a saúde e a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho; o combate ao trabalho infantil e a prática de aprendizado nas empresas da construção civil do Rio Grande do Norte.

Participaram do ato o presidente e a vice do Sinduscon, respectivamente, Arnaldo Gaspar Júnior e Larissa Dantas, o diretor Francisco Vasconcelos, a presidente do TRT-RN, desembargadora Joseane Dantas, os juízes Alexandre Érico, Simone Jalil e coordenadores do Programa Trabalho Seguro no RN.

“É extremamente importante esse convênio, principalmente num setor forte como a construção civil e onde acontecem muitos acidentes, em razão da própria natureza do trabalho”, disse a presidente do TRT-RN.

Segundo Joseane Dantas, a disposição do Sindicato de trabalhar com a prevenção de acidentes é enriquecedora para o Tribunal e para as empresas porque traz para o âmbito dessa discussão a temática da prevenção, da utilização dos equipamentos de prevenção de acidentes nos locais de trabalho.

O presidente do Sinduscon anunciou que a entidade fará uma ampla divulgação com cartazes, folders e palestras voltada para os trabalhadores nos locais de trabalho, chamando atenção para a importância da prevenção de acidentes. Também será realizado um trabalho de conscientização junto aos empresários e gestores do setor.

Arnaldo Gaspar Júnior disse que a assinatura do convênio, na sede do Sinduscon, tem uma simbologia muito grande porque mostra o interesse da justiça do trabalho em se aproximar da sociedade, das classes produtivas. Ele afirmou que fez questão de frisar isso para a presidente do TRT-RN, Joseane Dantas, e para os juízes Alexandre Érico e Simone Jalil.

“Nós ficamos muito felizes com esse reconhecimento do TRT-RN da importância do Sinduscon como líder, ao guiar a construção civil do Rio Grande do Norte na prevenção de acidentes do trabalho e nas boas práticas nos canteiros de obras”, disse Arnaldo Gaspar Júnior.