Sexta-feira

Confiança da indústria registra menor nível desde janeiro, aponta FGV 
A confiança da indústria apresentou em junho o menor nível desde o início de 2018, conforme levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 1 ponto ante maio, para 100,1 pontos. No segundo trimestre, porém, o ICI em 100,7 pontos ficou 0,2 ponto acima do resultado do primeiro trimestre (100,5 pontos). 
"A descontinuidade nos transportes rodoviários de cargas, ocorrida entre o fim de maio e o início de junho, aumentou os estoques de produtos finais e reduziu os de insumos, afetando custos, produção, utilização da capacidade e confiança", diz Tabi Thuler Santos, coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV. 
"Embora a pesquisa de junho também traga a boa notícia da melhora das expectativas, esse pode ser um efeito passageiro, influenciado pelo efeito base do fraco desempenho do setor em maio", acrescenta. Em junho, a confiança industrial recuou em 12 dos 19 segmentos industriais. O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 5,5 pontos, para 95,1 pontos, menor nível desde setembro de 2017 (90,8). O Índice de Expectativas (IE), contudo, subiu 3,4 pontos, para 105,0 pontos, o maior patamar desde maio de 2013 (105,4), diante das melhores percepções de contratação e produção. 
A expressiva piora do nível dos estoques foi determinante para a queda da confiança no mês. O percentual de empresas com estoques excessivos aumentou de 7,9% para 12,8% entre maio e junho -- o pior desde abril de 2017 (12,9%). Já a proporção de empresas com estoques insuficientes aumentou de 3,9% para 4,5%, retornando ao mesmo nível de abril de 2018. 
A FGV mostrou ainda que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) recuou para 76,2% em junho, 0,3 ponto percentual abaixo do resultado do mês anterior. Esta é a primeira redução no indicador desde setembro de 2017. De abril a junho, o Nuci marcou 76,4%, ou 0,9 ponto acima da taxa apurada no primeiro trimestre.
 

BANCO DE TALENTOS

ÁREA DO ASSOCIADO

O Sinduscon/RN pensa como você, e por isso trabalha:

NOSSA MISSÃO

Representar e promover o desenvolvimento da construção civil do Rio Grande do Norte com sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental

POLÍTICA DA QUALIDADE

O SINDUSCON/RN tem o compromisso com a satisfação do cliente - a comunidade da construção civil do Rio Grande do Norte - representada por seus associados - priorizando a transparência na sua relação com a sociedade, atendimento aos requisitos, a responsabilidade socioeconômica, a preservação do meio ambiente e a melhoria contínua.

CONTATO

55 84 3206 5362

contato@sindusconrn.com.br

SOCIAL

LOCALIZAÇÃO

Rua Raimundo Chaves, 2182 - Sala 101 Empresarial Candelária - Candelária - Natal/RN

SINDUSCON/RN (C) 2012 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS