O GLOBO

‘Precisa saber se o trabalhador quer um FGTS menor em troca de mais vagas, que não serão muitas’, diz Mendonça de Barros

Para o economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, a redução de 8% para 6% da contribuição das empresas sobre salários dos empregados ao FGTS diminui o custo do trabalho, mas tem pouco poder de gerar vagas.

Qual sua avaliação sobre a ideia de reduzir a contribuição sobre salário ao FGTS?

Ajuda a desonerar a folha. Nesse sentido, vai na direção correta porque hoje a empresa paga um salário de 10 ao funcionário, mas tem encargos que a obrigam a gastar 20. Mas o FGTS, que é uma poupança compulsória dos trabalhadores num país que poupa pouco, ficará menor.

A mudança pode criar mais empregos?

A redução da alíquota tem o poder de gerar mais vagas porque reduz o custo da mão de obra. Mas é um número pequeno de postos de trabalho que será criado. É preciso fazer avaliação cuidadosa. Precisa saber se o trabalhador quer um FGTS menor em troca de mais vagas de trabalho, que não serão muitas.

Essa medida coloca o FGTS em risco?

O FGTS é uma ideia antiga, de 1966, criada pelo economista Roberto Campos. Precisa avaliar atualmente o benefício que tem e o atrito que causa no caixa das empresas. Originalmente, o FGTS foi criado para financiar investimentos nas áreas de habitação e infraestrutura, sobretudo de saneamento. Por isso, é assunto delicado que precisa ser discutido com a sociedade. O FGTS tem benefícios e custos.

Qual a sua avaliação sobre o novo imposto?

É um imposto de fácil arrecadação. Mas a discussão de reforma tributária que o governo propõe está sendo feita de forma caótica. Não se pode a cada dia ter uma novidade. Acho que perdeu-se a racionalidade.