Sinduscon entrega projeto executivo para modernizaĆ§Ć£o da estrada Rota Sul

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN, Arnaldo Gaspar Júnior, entregou ao governador Robinson Faria, projeto executivo de modernização e duplicação da BR 313 (Pium - Parnamirim). A entrega ocorreu durante almoço de confraternização do Sindicato, no Ocean Palace, na última sexta-feira, dia 09 de dezembro.

A Rota Sul custará R$ 35 milhões e dotará Natal de mais uma entrada, ligando a BR 101 (altura de Parnamirim) às praias de Ponta Negra e do litoral Sul do estado, com Pirangi e Búzios. uma via secundária de 4km fará a ligação entre a Avenida Olavo Montenegro e o bairro de Nova Parnamirim à rota sul. Os turistas oriundos de Alagoas, Recife e João Pessoa, por exemplo, não precisam entrar em Natal para chegar ao litoral Sul. E com o novo acesso sul do Aeroporto Aluízio Alves, a Rota Sul também poderá servir aos seus passageiros que se deslocam para as praias.

Segundo o presidente do Sinduscon, Arnaldo Gaspar Júnior o projeto sinaliza uma nova fronteira para o desenvolvimento urbano da Grande Natal, numa área onde se tem grande quantidade de pessoas morando e um igual potencial de crescimento urbanístico. O empresário disse que em conversas preliminares, o governador e o diretor do DER, Jorge Fraxe ficaram animados com a perspectiva de receber a doação de um projeto de engenharia apto a ser licitado.

A Rota Sul também será um alongamento do anel viário metropolitano de Natal, que será iniciado na avenida Moema Tinoco, integrante das obras do Pró-Transporte, já com recursos garantidos pelo governo do RN. A partir da avenida, é possível acessar o viaduto construído no acesso norte ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante, com ligação futura à BR- 304 por meio do acesso sul do aeroporto, com menos de 1km restante para ser concluído.

O governador Robinson Faria declarou que o projeto entregue pelo Sinduscon deixa em estágio avançado uma das ações que mais beneficiam o turismo potiguar. “Com a entrega do acesso sul do aeroporto, teremos o anel viário completo de Natal, que será a segunda capital do país a ter essa pista auxiliar além de São Paulo. Ela evita que caminhões pesados passem por dentro da cidade, deixando o trânsito mais lento. Além disso, serve como importante corredor turístico”.

Com um moderno conceito de via humanizada, a Rota Sul terá uma ciclovia por toda a sua extensão, duas pistas de mão única iluminadas e com calçadas. Uma via secundária de 4 km fará a ligação entre a avenida Olavo Montenegro e o bairro de Nova Parnamirim à Rota Sul. O projeto executivo (pronto para ser viabilizado) foi desenvolvido pela Proxeng, sob a responsabilidade técnica do engenheiro Fernando César e eliminou custos adicionais de desapropriação.