Abertas inscrições para o “Grupo de Trabalho dos Apaixonados pela Cidade”

O Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN) está com inscrições abertas para os interessados em participar do “Grupo de Trabalho dos Apaixonados pela Cidade” e da palestra “Case Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) – Goiânia 2033: o centenário”, que será realizada terça-feira, 25 de julho, às 17 horas, no Auditório do CTGAS-ER (Av. Capitão Mor-Gouveia, 1480).

As vagas são limitadas e as confirmações de presença deverão ser feitas até o dia 24 de julho pelo e-mail eventos@sindusconrn.com.br.

O evento é um desdobramento do lançamento em Natal, em junho último, do projeto “O Futuro da Minha Cidade”, que contou com palestras do engenheiro civil, com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, Silvio Barros, e da arquiteta urbanista Laura Sobral, fundadora do instituto “A Cidade Precisa de Você”.

A palestra do dia 25 de julho, no CTGAS, será ministrada pelo engenheiro civil e presidente do Codese, Renato de Sousa Correia.

Sobre o “O Futuro da Minha Cidade”

Criado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil – CBIC, através de sua Comissão de Meio Ambiente – CMA e iniciativa do SESI (Serviço Social da Indústria), o projeto tem como principal objetivo mobilizar a sociedade para ser protagonista na gestão das cidades, desenvolvendo soluções para a sustentabilidade. No RN, é coordenado pelo Sinduscon RN e conta com apoio do Sistema FIERN, CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), CREA e Coopercon (Cooperativa da Construção Civil do RN).

A partir de experiências bem sucedidas de algumas cidades que se tornaram referências na prática da gestão urbana, o projeto propõe estruturar um modelo de plano de trabalho como facilitador, para gestores públicos e a própria sociedade local, na implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável que sejam permanentemente ativos.

A ação propõe um modelo de trabalho para a implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável envolvendo principais lideranças do município. Tem algumas características principais: a participação voluntária de grande parte das pessoas que compõem a hierarquia do conselho de desenvolvimento da cidade e a visão de planejar o futuro, desta forma a natureza está em planejar e tecer alianças para executar, o que impede que o conselho tenha qualquer conflito com o trabalho do poder público.

Estas duas frentes, aliás, são complementares na gestão da cidade, assim como o apartidarismo, que trata da ausência de ligação com partidos políticos, que é fundamental para garantir a legitimidade do conselho e preservar os interesses, desejos e demandas da sociedade, além do foco no desenvolvimento econômico, que define todos os projetos executados pelo conselho.