Tecnologia BIM é apresentada aos empresários da construção civil do RN

 
Planejamento eficaz, banco de dados único, redução de custos, otimização do tempo. Estas são algumas  das vantagens do “Building Information Modeling” (BIM - em português, Modelagem da Informação da Construção), apresentado aos empresários da construção civil do Rio Grande do Norte, em workshop nesta segunda-feira, 06, na Casa da Indústria, em Natal. 
 
O evento foi realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Natal é a 16ª cidade do país que recebe o Workshop. 
 
Aberto pelo presidente do Sinduscon-RN, Silvio Bezerra, o workshop contou com “Apresentação da coletânea BIM”, exposição sobre o “O papel dos desenvolvedores de software BIM” e relato sobre “Experiências bem sucedidas de empresas do segmento”.
 
O BIM trabalha com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final, agregando todas as partes envolvidas no planejamento de uma construção, fornecendo informações aprofundadas sobre cada detalhe da construção e que podem ser utilizadas por todos os envolvidos, desde engenheiros e arquitetos até planejadores e responsáveis pela compra de materiais. 
 
O presidente do Sinduscon, Silvio Bezerra, ressaltou a importância da inovação para o setor da construção civil. Ele disse que o BIM é o que há de mais moderno e representa o futuro para quem quer racionalizar projetos, economizar e organizar sua empresa.
 
O diretor técnico da Sinco Engenharia, líder do projeto de disseminação do BIM, e diretor do Sinduscon de São Paulo, Paulo Sanchez, ressaltou que há dois anos a CBIC iniciou o trabalho de disseminação desta nova tecnologia no Brasil inteiro. “Da primeira cidade até as últimas que a gente tem visitado a evolução, o entendimento e o aprendizado pelo setor foi muito grande, todo mundo começou a entender quais são as vantagens da implementação do BIM”, disse.
 
“A gente trabalha com um modelo integrado de informação, seja na parte de projeto, de construção, de gestão e operação”, explica o consultor Rogerio Suzuki, da RS Consultoria. Ele explica que o BIM, por se tratar de um modelo virtual preciso, que abrange desde a pré-obra, obra até a pós-obra, possibilita que o projeto chegue com mais qualidade no canteiro, uma vez que é possível antecipar problemas e assegurar maior previsibilidade. 
 
Suzuki disse que a plataforma é uma necessidade do mercado e pode ser utilizado tanto por micro quanto por grandes empresas. Ele revelou que o governo federal lançou um decreto exigindo que a partir de 2021 alguns ministérios só receberão os projetos se forem feito através dessa ferramenta.
 

 


BANCO DE TALENTOS

ÁREA DO ASSOCIADO

O Sinduscon/RN pensa como você, e por isso trabalha:

NOSSA MISSÃO

Representar e promover o desenvolvimento da construção civil do Rio Grande do Norte com sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental

POLÍTICA DA QUALIDADE

O SINDUSCON/RN tem o compromisso com a satisfação do cliente - a comunidade da construção civil do Rio Grande do Norte - representada por seus associados - priorizando a transparência na sua relação com a sociedade, atendimento aos requisitos, a responsabilidade socioeconômica, a preservação do meio ambiente e a melhoria contínua.

CONTATO

55 84 3206 5362

contato@sindusconrn.com.br

SOCIAL

LOCALIZAÇÃO

Rua Raimundo Chaves, 2182 - Sala 101 Empresarial Candelária - Candelária - Natal/RN

SINDUSCON/RN (C) 2012 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS