Falta de lan├žamentos imobili├írios preocupa o Sinduscon RN

Há mais de um ano não ocorrem lançamentos imobiliários na Grande Natal. Em consequência disso, o estoque vem diminuindo e o desemprego aumentando a cada mês. O estoque hoje está em 2.816 unidades e entre 2012 e 2016 o setor perdeu 15 mil empregos. Caso se mantenha a média mensal de vendas, cerca de 300 imóveis, esse estoque acaba em 16 meses.

As informações constam da pesquisa trimestral sobre o mercado da construção civil divulgada nesta quarta-feira, 10, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil.

O presidente do Sinduscon RN, Arnaldo Gaspar Júnior, considera que se persistir essa situação faltará imóvel para venda em um futuro próximo. “É uma realidade extremamente preocupante, como não temos lançamentos, em algum momento no futuro os preços subirão”, disse, prevendo mudanças no mercado.

Apesar da crise, o que as pesquisas feitas pelo Sinduscon revelam é que as vendas se mantem ao longo dos últimos doze meses. Nesse período o IVV (Índice de Velocidade de Venda) tem variado pouco, situando-se em cerca 6,00% ao mês, o que dá cerca de 300 imóveis vendidos.

As últimas pesquisas também tem revelado que as pessoas preferem comprar imóveis prontos ou em acabamento. Isso reflete duas coisas: a falta de confiança do consumidor e uma maior agressividade das empresas, que tem feito promoções e facilitado as vendas.

Para Arnaldo Gaspar Júnior, a falta de lançamentos é um reflexo da desconfiança dos empresários com a economia do país. Ele também citou as dificuldades para licenciar as obras como mais um desestímulo à atividade. “Não tem sentido se demorar quatro a cinco meses para liberação de um habite-se”, criticou.

O empresário disse que o momento é bom para o consumidor adquirir seu imóvel porque a inflação dos últimos dois anos não foi repassada aos preços e as empresas estão realizando promoções.